Conhece os ‘Caprichos de Goya’?

Uma exposição com 80 gravuras de Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828), pintor e gravador espanhol, é inaugurada hoje, às 17:00, no Torreão Poente do Terreiro do Paço, em Lisboa, anunciou hoje a organização.

A mostra "Caprichos de Goya" é um projecto da produtora UAU, em parceria com o Museo Casa Palacio, em Espanha, de onde provêm as obras, e com a produtora PEVentertainment.

A exposição conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Fundació Fòrum Universal des Cultures.

Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828), pintor e gravador espanhol, fundador do movimento Romântico e precursor do Impressionismo, é considerado um dos mestres da pintura do final do século XVIII.

Foi pintor oficial da corte de Carlos IV de Espanha, mas também um crítico feroz à sociedade em que viveu, uma filosofia que se espelha nas gravuras desta exposição, segundo a UAU.

As gravuras apresentam uma "censura aos vícios humanos e às instituições políticas, denunciam as injustiças sociais e satirizam os comportamentos da sociedade, sobretudo das classes da nobreza e do clero".

A exposição – que fica em Lisboa até 12 de Maio e segue depois para o Porto – insere-se no projecto "Dancing for the Millennium Goals" ("Dançar pelos Objectivos do Milénio"), que a UNESCO está a promover em paralelo com o plano Objectivos de Desenvolvimento do Milénio da Organização das Nações Unidas em prol da justiça social.

A exposição vai contribuir para este projecto através do apoio à Organização Não Governamental P&D Factor — Associação para a Cooperação Sobre População e Desenvolvimento.

Lusa/SOL