O elogio do piaçaba

Um vídeo da multinacional sueca pega num conceito muito habitual em publicidade, o de herói, mas dá-lhe um corpo no mínimo improvável. No anúncio da marca de mobiliário de decoração, os heróis são os objectos mais simples, por vezes até ‘escondidos’ do quotidiano, como aqueles que usamos na casa-de-banho.

Com uma música épica por trás e uma voz off – o actor britânico Terence Stamp, de 76 anos – que poderia estar a narrar a luta de uma foca bebé pela sobrevivência, as imagens mostram coisas tão banais como cortinas, cabides, piaçabas, tapetes de casa-de-banho, ganchos de parede ou suportes para rolos de papel higiénico.

No anúncio, lançado há uma semana, os produtos são apresentados como se fossem os nossos melhores amigos ou até família – ‘apoios constantes’, ‘almas caridosas e sacrificadas’, que estão ‘sempre do nosso lado’ e que não se importam de ‘viver na sombra’.

O tom ‘sério’ do vídeo acaba por remeter para uma página mais leve e cómica do Twitter, onde um suporte de papel higiénico escreve sobre os seus próprios problemas do dia-a-dia, como a comida mexicana do jantar ou o facto de ter de contar azulejos para passar o tempo. Curiosamente, como bom sueco, esta quarta-feira à noite o tal suporte de nome Grundtal lamentou a expulsão do avançado Zlatan Ibrahimovic, durante o jogo do Chelsea contra o Paris Saint-Germain.

emanuel.costa@sol.pt