Não se admire quando vir o Cristo Rei verde

Três monumentos da grande Lisboa vão estar iluminados a verde entre segunda-feira e quarta-feira para assinalar a comemoração a 17 do dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, informou a embaixada deste país.

O Palácio Museu Condes de Castro de Guimarães, em Cascais, o Santuário do Cristo Rei e a Estátua do Duque da Terceira no Cais do Sodré vão juntar-se ao Coliseu de Roma, à Basílica do Sacré Coeur em Paris, ao London Eye, à Torre de Pisa, ao hotel Burj Al Arab no Dubai, entre outros, ostentando a cor verde, símbolo nacional irlandês.

 

É creditada a São Patrício a introdução do cristianismo na Irlanda e o dia do santo é o dia nacional dos irlandeses, que há muito vem colorindo de verde a 17 de março vários locais, incluindo as cataratas de Niagara (do lado norte-americano e do lado canadiano), a Fonte de Cibeles em Madrid, a Alliank Arena em Munique, a Sky Tower em Auckland e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

 

A embaixada da Irlanda indicou que o Palácio Museu Condes de Castro de Guimarães foi mandado construir cerca de 1900 "por Jorge O'Neill, descendente dos príncipes de Tyrone e de Glen-Boy, reis da Irlanda, para sua casa de veraneio".

 

O edifício, vendido em 1910 aos Condes de Castro de Guimarães, tem "elementos de origem irlandesa, como os trevos presentes na porta de ferro forjado e na pintura do teto da Sala dos Trevos, a sala de entrada do museu, e o brasão de armas de Jorge O'Neill e dos seus antepassados, pintados no teto do torreão", adianta o comunicado.

Lusa/SOL