Simule quanto vai pagar de Imposto Municipal sobre Imóveis

O prazo para pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) arranca em Abril. Se é proprietário de um imóvel e ainda não recebeu a carta das Finanças com a factura de 2015, poderá calcular o valor no simulador no Ei – Portal de Educação Financeira do Montepio.

Se o valor do imposto for inferior a 250 euros terá de fazer o pagamento à Autoridade Tributária em apenas uma prestação, já no mês de Abril. 

Se o montante se situar entre os 250 e os 500 euros poderá pagar em duas prestações, em Abril e Novembro. Por sua vez, se o seu IMI ultrapassar os 500 euros poderá liquidá-lo em três vezes, em Abril, Julho e Novembro.

O IMI tem por base as taxas de imposto estipuladas pelas autarquias, respeitando o limite estabelecido na Lei, entre o mínimo de 0,3% e máximo de 0,5%. A taxa incide no valor patrimonial do seu imóvel. 

Por exemplo, um apartamento no distrito e município de Lisboa com um valor patrimonial de 100 mil euros pagará este ano 300 euros de IMI. Este montante poderá ser dividido em duas prestações de 150 euros, a pagar em Abril e em Novembro.

Este ano, o fim da cláusula de salvaguarda – que protegeu os contribuintes de aumentos abruptos em 2012 e em 2013 – a factura do imposto vai subir consideravelmente para muitos contribuintes. 

Aceda aqui ao simulador de IMI do Ei Montepio e saiba quanto vai pagar.