Elton John apela ao boicote de Dolce&Gabbana

O músico britânico Elton John disse este domingo que vai boicoitar todos os produtos da dupla de estilistas Dolce & Gabana depois de os italianos terem afirmado que as crianças que nasciam a partir da técnica de fertilização in vitro são “sintéticas”.

“Somos contra a adopção gay. A única família é a tradicional”, afirmaram Domenico Dolce e Stefano Gabbana, citados pelo Independent.

Numa entrevista à revista italiana Panorama, os designers, ambos assumidamente homossexuais, defenderam que as pessoas nascem de um pai e de uma mãe: “A vida tem o seu curso natural, há coisas que não devem ser alteradas”. Criticaram ainda os “filhos sintéticos”, os “úteros alugados” e o “sémen escolhido através de um catálogo”.

Elton John é casado com o cineasta David Furnish e têm dois filhos, de três e um ano, com recurso a uma 'barriga de aluguer'. Em resposta aos comentários dos italianos, escreveu no Instagram: “Como se atrevem a referirem-se aos meus lindos filhos como sintéticos?”.

“A vossa mentalidade arcaica está fora do tempo, tal como as vossas roupas”, afirmou o multigalardoado cantor. “Nunca mais irei usar Dolce and Gabanna”.

A publicação termina com o hastag ‘Boicote a Dolce&Gabanna’: #BoycottDolceGabbana.

Esta segunda-feira, os designers já responderam às afirmações de Elton John. Gabbana, que teve um relacionamento com Dolce, considerou hoje no Instagram que o apelo de Elton John revela "intolerância às opiniões diferentes".

"É como se eu o boicotasse a ele (Elton John) porque teve dois filhos (através da fecundação) 'in vitro'!! Não sou um idiota!!! Tolerância", argumentou.

Por sua vez, Dolce referiu que cresceu numa família dita tradional e de origem italiana e, pela sua experiência, "a família tem uma configuração diferente. É o local onde aprendi valor como amor e família. Esta foi a realidade em que cresci mas isso não quer dizer que não compreenda as diferentes famílias”. 

Já não é a primeira vez que a dupla faz este tipo de afirmações. Em 2006, Gabbana afirmou que se opunha à ideia de crescer com dois pais homossexuais e que era mesmo “cruel tirar um bebé à sua mãe”.

Domenico Dolce e Stefano Gabbana mantiveram um realação durante vários anos, que terminou em 2005.

As críticas aos estilistas italianos alargaram-se nas redes sociais, com o cantor Ricky Martin a escrever no Twitter: "Acordem, estamos em 2015".

A cantora e actriz Courtney Love e a tenista Martina Navratilova propõem-se queimar as peças que possuem da dupla italiana.