Cavaco Silva: Portugal apresenta factos e não apenas palavras em matéria económica

O Presidente da República disse hoje que Portugal apresenta “factos e não apenas palavras” quanto ao desempenho da economia, referindo-se ao défice orçamental poder ser inferior a 3% em 2015. 

Cavaco Silva: Portugal apresenta factos e não apenas palavras em matéria económica

De acordo com a previsão do Governo, Portugal terá um défice orçamental abaixo dos 3% em 2015.

"Se isto se verificar, significa que Portugal está em condições de sair do procedimento dos défices excessivos, isto é qualquer coisa que nós não conseguiríamos antecipar há cerca um ano atrás. É um contributo da maior importância para reforçar a confiança dos mercados internacionais e junto dos investidores. Quer dizer que Portugal apresenta factos e não apenas palavras", frisou Aníbal Cavaco Silva.

O Presidente da República falava em Paris, na sede da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), numa conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral desta organização, Angel Gurría.

Cavaco Silva deixou ainda um pedido dirigido à comunidade internacional: "Não nos podemos enganar a nós próprios, não basta aquilo que cada Estado membro faz. É preciso que a União Europeia no seu conjunto, a OCDE e os países que a compõem e até o G20 dêem o seu contributo fazendo as reformas necessárias para que a economia progrida a um passo mais acelerado".

Cavaco Silva agradeceu ainda ao secretário-geral o apoio a Portugal por parte da OCDE na preparação de relatórios que considerou serem importantes para a competitividade na economia e para a valorização dos recursos humanos. 

O chefe de Estado aproveitou para anunciar que o secretário-geral da OCDE estará no dia 01 de Abril em Portugal a apresentar um relatório relativo à estratégia para as competências dos recursos humanos e os novos indicadores de desenvolvimento regional.

"Esses dois relatórios merecem uma menção especial porque para ganhar competitividade nos mercados internacionais Portugal precisa de reforçar a qualidade dos seus recursos humanos e precisa de apostar na investigação e na inovação", disse Cavaco Silva.

Por seu lado, Angel Gurría afirmou aos jornalistas que a OCDE acredita que há uma perspectiva positiva quanto ao crescimento português.

"Acreditamos que é possível um crescimento de 2% para 2015. O contexto não é fácil, mas isso acentua o desempenho de Portugal porque o comércio mundial continua fraco, a metade da velocidade de cruzeiro, tem que ter o dobro, em vez de 6 ou 6,5% tem que ser de 7%".

Para o secretário-geral da OCDE, Portugal, "apesar de elementos negativos [da economia mundial] está com uma perspectiva positiva e as reformas nos últimos anos estão a ter resultados. A recomendação é a de manter as reformas.

"As reformas têm que ser uma forma de vida", concluiu.

Lusa/SOL