BCE comprou 9.751 milhões de euros de dívida pública

O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje que na semana passada comprou dívida pública no valor de 9.751 milhões de euros.

BCE comprou 9.751 milhões de euros de dívida pública

Este número já tinha sido avançado na passada quinta-feira por um dos membros do conselho executivo da entidade, Benoit Coeuré, pelo que não deverá incluir a compra de activos feita no final da semana.

O BCE vai publicar semanalmente a quantidade de dívida que adquiriu, depois de ter iniciado na passada segunda-feira o seu programa de compra de dívida pública, através dos bancos centrais nacionais da zona euro.

Até agora o BCE tem comprado dívida privada (dívida titularizada e obrigações hipotecárias) no valor mensal de 13 mil milhões de euros.

A manter-se o ritmo da semana passada, o volume mensal do programa de obrigações do sector público será de 47 mil milhões de euros, prevê o BCE.

Em finais de Janeiro, o presidente do BCE, Mario Draghi, anunciou o lançamento de um programa alargado de compra de dívida pública e privada ao ritmo mensal de 60 mil milhões de euros, destinado a impulsionar a economia da zona euro e a combater a inflação baixa.

Lusa/SOL