Moedas destaca importância do investimento privado na inovação e ciência

O comissário europeu Carlos Moedas destacou hoje a importância do investimento privado na inovação e ciência, ao mesmo tempo que apelou a reformas nos países europeus com vista ao relançamento do investimento económico.

Moedas destaca importância do investimento privado na inovação e ciência

"Seremos julgados por isso. Temos de investir naquilo que nunca nos falhou na Europa: o talento, o conhecimento, as ideias", disse o comissário numa conferência em Lisboa.

A par com os programas de apoio estatais e comunitários, é fundamental "atrair mais investimento privado", nomeadamente para as áreas da Investigação, Ciência e Inovação, matérias sob a sua responsabilidade na Comissão Europeia.

"Sem essa parte privada não podemos vencer esta batalha da inovação e da ciência", declarou Moedas.

A conferência "Relançar o investimento em Portugal", que decorreu hoje na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, foi organizada pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e pela Comissão Europeia e contou com a presença do vice-presidente da Comissão para o Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen.

Vários responsáveis europeus estão a visitar os países da União Europeia para apresentar o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, o chamado ‘Plano Juncker', que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros para a economia europeia, incluindo investimentos privados.

Lusa / SOL