Homem absolvido de abuso sexual de menor por esta ter corpo de adulta

Um homem foi absolvido do crime de abuso sexual de uma adolescente de 13 anos, porque na altura do crime não sabia a idade da jovem. Os juizes acreditaram nesta versão por considerarem que a rapariga tem um corpo “bem desenvolvido” e não parece ter a idade que tem.

O caso ocorreu na Suécia e está a lançar o debate sobre as leis de abuso sexual, protecção das crianças e idade mínima para manter relações sexuais consentidas. 

Segundo o Independent, a adolescente conheceu o alegado abusador, de 27 anos, num parque perto de Estocolmo. A rapariga estava sem dinheiro, sem telemóvel e não tinha onde ficar, uma vez que tinha fugido de uma instituição de acolhimento de menores.

Um jornal local refere que o homem convidou-a a ir a sua casa “para ir beber um copo”, onde se envolveram sexualmente.

Quando foi detido pelas autoridades, o alegado abusador começou por negar que a adolescente tinha estado em sua casa. Só confessou ter tido relações sexuais com a menor, depois de a polícia ter dito que encontrou vestígios do seu sémen na roupa interior da adolescente.

Os tribunais absolveram o arguido, alegando que a menor tinha um corpo “bem desenvolvido” e não parecia ter 13 anos. Outro dos motivos é o facto de a lei prever que o acusado “tenha de saber” ou tenha indícios que o levem a supor que a vítima seja menor.

O advogado da vítima disse que vai recorrer da decisão, junto do Supremo Tribunal sueco.

Na Suécia, o limite legal para se ter relações sexuais com um menor é 15 anos.