Pugilista saiu do ringue a sorrir e morreu no hospital

Braydon Smith, pugilista australiano de 23 anos, morreu ontem num hospital de Brisbane, na sequência de um combate de boxe disputado no sábado à noite, do qual parecia ter saído sem lesões graves.

Smith escapou ao KO durante os 10 rounds previstos frente ao filipino John Moralde e acabou derrotado aos pontos, por decisão unânime do júri. No final, cumprimentou o rival, brincou com a namorada quando esta lhe ofereceu um saco de gelo para colocar no rosto inchado e deu uma animada entrevista, antes de se dirigir para o balneário. Estava comunicativo e aparentemente bem-disposto quando começou a queixar-se de uma forte dor de cabeça e, 90 minutos após o final do combate, perdeu os sentidos. Foi levado para o hospital e os médicos induziram-lhe o estado de coma, na esperança de o conseguir salvar, o que veio a revelar-se impossível.

O caso está a provocar múltiplas reacções contra o boxe na Austrália, algumas drásticas. A Associação de Médicos do estado de Queensland defende que a modalidade deve ser banida do país. “É triste quando alguém morre a praticar um suposto desporto em que a ideia é derrubar o adversário, ou pelo menos magoá-lo tanto quanto possível na cabeça”, sustentou o médico Shaun Rudd, presidente da referida associação.

rui.antunes@sol.pt