Greve da Lufthansa leva ao cancelamento de oito voos

Oito voos da Lufthansa entre Portugal e a Alemanha foram hoje de manhã cancelados na sequência da greve dos pilotos, que afectará cerca de 750 voos da companhia aérea alemã.

De acordo com a informação publicada pelas 07h30 no site da ANA — Aeroportos de Portugal, foram cancelados três voos com partida de Lisboa, dois para Frankfurt (7h10 e 12h20) e um para Munique (14h10).

São ainda afectadas as chegadas previstas para o aeroporto de Lisboa, duas provenientes de Frankfurt (11h30 e 23h00) e duas de Munique (13h15 e 21h50).

Para o aeroporto de Sá Carneiro, é visível o cancelamento do voo com partida para Frankfurt, agendado para as 06h00, enquanto o das 12h35, também com destino a Frankfurt, não tem qualquer indicação de cancelamento.

Também os voos com destino ao aeroporto do Porto provenientes de Frankfurt, previstos para as 11h45 e para as 22h50, não têm qualquer tipo de informação no site da ANA.

Os passageiros com reservas para os voos afectados devem consultar a página da Lufthansa na Internet, onde podem obter informação sobre a reprogramação das suas viagens, adiantou terça-feira à agência Lusa fonte oficial da transportadora.

A companhia aérea alemã anunciou terça-feira o cancelamento de 750 voos previstos para hoje na Alemanha e na Europa, devido a uma greve de pilotos.

"Dos 1.400 voos da companhia Lufthansa inicialmente previstos para quarta-feira, vamos cancelar 750", o que afectará 80 mil passageiros, disse à agência France Presse um porta-voz do grupo.

As filiais Germanwings, Swiss e Austrian Airlines não serão afectadas pela greve.

Esta será a 12.ª paralisação dos pilotos daquela companhia desde Abril do ano passado.

A Lufthansa disse que o custo das greves no ano passado ascendeu a 232 milhões de euros.

Os pilotos da Lufthansa contestam as condições para o fim de carreira e querem manter a possibilidade de passar à pré-reforma aos 55 anos, com 60% do salário.

Lusa/SOL