Massa com queijo Kraft retirada do mercado

A multinacional Kraft anunciou que vai recolher mais de 6,5 milhões de pacotes de massa com queijo que podem conter pedaços de metal. O tradicional macaroni & cheese é consumido principalmente nos Estados Unidos e noutros países da América, mas também está à venda em Portugal em algumas lojas.

Em comunicado, a empresa afirma que a recolha voluntária abrange apenas as caixas de 206 gramas (7,25 onças) com o sabor ‘Original’ que incluam o código ‘C2’ e uma data de validade entre 18 de Setembro de 2015 e 11 de Outubro do mesmo ano. Além desse formato, o alerta dirige-se também aos conjuntos de 3, 4 ou 5 pacotes.

Esses pacotes podem conter pequenos pedaços de metal, tendo a Kraft reconhecido que já foram detectadas pelo menos oito situações por parte de clientes. Não se sabe se isso aconteceu só nos Estados ou noutros países também. Os 6,5 milhões de pacotes afectados estavam repartidos em 242 mil caixas de maiores dimensões que seguiram para os retalhistas.

Curiosamente, o comunicado da Kraft sublinha que o Canadá não está incluído neste aviso. A preocupação em tranquilizar os clientes do país vizinho deve-se ao facto de ser o maior mercado daquele produto da Kraft, lançado em 1937. Mais de 1,7 milhões dos sete milhões de pacotes Kraft vendidos por semana são consumidos no Canadá, sendo considerado quase um ‘prato nacional’.

Em Portugal as vendas serão residuais, mas algumas lojas especializadas em produtos internacionais, principalmente os norte-americanos, têm a massa com queijo da Kraft à venda.

emanuel.costa@sol.pt