Encerramento de creche deixa 40 crianças sem aulas

Quarenta crianças de um jardim-de-infância de Odivelas, pertencente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), estão sem aulas desde terça-feira, devido ao encerramento definitivo daquele equipamento, disse hoje à Lusa um dos encarregados de educação.

O equipamento escolar, situado no bairro da Urmeira, concelho de Odivelas, em Lisboa, era gerido pela Associação Prosális, uma IPSS para a saúde, de utilidade pública, que trabalha nas áreas de prevenção, tratamento e reintegração socioprofissional de toxicodependentes e apoio a populações desfavorecidas.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Ferreira, um dos encarregados de educação dos alunos do jardim de infância da Urmeira, explicou que os pais foram informados no dia 11 de Março, através de um comunicado, de que o equipamento iria encerrar em definitivo no final deste mês, mas que nunca pensaram que seria tão rápido.

"Na terça-feira os portões estavam fechados, mas existia uma informação na entrada a dizer que seria só durante aquele dia. Hoje quando lá chegámos deparamo-nos com uma nova informação [a dizer] que o encerramento seria definitivo", contou.

Pedro Ferreira sublinhou que este cenário deixa 40 crianças sem escola e os pais sem alternativa: "Os pais estão desorientados à procura de respostas e alternativas. Falou-se de se arranjar uma sala de aula para as crianças estarem no bairro do Forno (bairro vizinho), mas a maior parte não tem dinheiro para os passes", apontou.

A Lusa tentou contactar a Associação Prosális, mas a chamada telefónica era sempre reencaminhada para o fax, situação que está a acontecer também com os pais que têm tentado ligar para a sede da IPSS, em Lisboa.

"Ninguém fala connosco, ninguém dá a cara. Ouvimos dizer que a directora da Prosális se teria demitido, mas não sabemos se é verdade", disse.

Entretanto, contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Odivelas explicou que a autarquia teve conhecimento do encerramento no dia 12 deste mês através do comunicado que os encarregados de educação receberam da Prosális.

No comunicado, a que a Lusa teve acesso, a IPSS justifica o encerramento com uma ordem do Tribunal de Lisboa, na sequência de um pedido de insolvência que uma antiga funcionária da instituição teria efectuado.

A IPSS refere ainda que se encontra a "atravessar um período de grandes dificuldades financeiras devido a uma série de factores, nomeadamente o encerramento de três Ateliers de Tempos Livres e o encerramento do Governo Civil de Lisboa", assim como a perda de "outros apoios financeiros".

De acordo Câmara Municipal de Odivelas, o Instituto da Segurança Social já se manifestou disponível para encontrar uma solução para esta situação, que permita a "permanência destas crianças em jardim-de-infância ou creches, dentro do concelho".

"Foi referido que não seria fácil, uma vez que estávamos em Março e as entidades com estas valências poderiam ter a sua capacidade já preenchida, mas iríamos dar o nosso melhor para que fosse possível esta integração", refere a autarquia de Odivelas.

A Lusa tentou contactar o Instituto de Segurança Social, mas tal não foi possível até ao momento.

Lusa/SOL