25 curiosidades sobre o Monopólio

No dia em que se celebra os 80 anos do Monopólio, aqui ficam 25 curiosidades de um dos jogos de tabuleiro mais adorados por toda a gente:

1. Charles Darrow criou o jogo Monopoly em 1933. O tabuleiro era coberto por um pedaço de oleado, as cartas eram escritas à mão, e as casas e hotéis originais eram feitos de aparas de madeira.

2. Darrow tentou vender o Monopoly à Parker Brothers, mas foi inicialmente rejeitado devido a “52 erros fundamentais” que incluíam o tempo de jogo, tema e complexidade.

3. Darrow vendeu a primeira edição manufacturada do Monopoly em lojas locais de Filadélfia.

4. Após o sucesso local do Monopoly, a Parker Brothers reconsiderou a sua rejeição inicial e negociou os direitos para comercializar o jogo.

5. A data oficial do aniversário da marca Monopoly é no dia 19 de Março de 1935, quando a Parker Brothers adquiriu os direitos do jogo ao Charles Darrow.

6. O jogo Monopoly é publicado em 47 línguas e vendido em 114 países.

7. Mais de mil milhões de pessoas já jogaram Monopoly em todo o Mundo.

8. Darrow inspirou-se nas suas sobrinhas para criar os peões originais do Monopoly, utilizando peças de pulseiras.

9. A versão original do Monopoly custava dois dólares

10. O jogo standard actual do Monopoly inclui oito peões: navio, cartola, cão Scottie, carro de corrida, dedal, bota, gato e carrinho-de-mão.

11. As personagens icónicas do Monopoly incluem o magnata Mr. Monopoly, o infractor Jake e o polícia Edward Malloy.

12. O montante total de dinheiro na versão standard do Monopoly é de 20.580 dólares (cerca de 19 mil euros).

13. Já houve mais de 300 versões oficiais de Monopoly, com temas específicos, como temas desportivos ou cinematográficos.

14. O jogo Monopoly em que se registou ter demorado mais tempo foi 70 dias consecutivos.

15. O Monopoly já foi jogado em locais "pouco comuns" incluindo num telhado, em locais subterrâneos e num submarino nuclear dos EUA.

16. Mapas de fuga, bússolas e ficheiros foram introduzidos em tabuleiros de Monopoly para serem enviados para campos de concentração na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Dinheiro real para os fugitivos era colocado nas caixas do Monopoly.

17. Em 1978, foi fabricada uma versão do Monopoly em chocolate, que custou 600 dólares. Em 1998, o joalheiro Sidney Mobell, em São Francisco, criou a versão mais cara do Monopoly avaliada em dois milhões de dólares.

18. O jogo Monopoly foi introduzido no iPhone em 2008.

19. O primeiro vencedor do Torneio Mundial de Monopoly foi Lee Bayrd, dos EUA. O primeiro torneio realizou-se em 1973 em Liberty, Nova Iorque.

20. O mais recente vencedor do Torneio Mundial Monopoly foi Bjorn Halvard Knappskog, da Noruega.

21. O 14º Torneio Mundial de Monopoly irá ocorrer entre os dias 7 e 9 de Setembro de 2015 em Macau, China.

22. Estão disponíveis versões digitais de Monopoly nas maiores plataformas, telemóveis, consolas e online.

23. No livro e filme 'Voando Sobre Um Ninho de Cucos', McMurphy junta os pacientes Cheswick, Martini e Harding num jogo de Monopoly.

24. A marca oficial Monopoly no Facebook tem mais de 11.5 milhões de fãs, de mais de 40 países diferentes.

25. O primeiro jogo Monopoly português surgiu nos anos 50 e chamava-se Monopólio. Nesta edição, não existiam estações de comboios, mas sim cinemas de Lisboa e Porto: S. Luís Cine, S. João Cine, Cinema Tivoli e Coliseu