Já começou o eclipse solar

A Lua vai tapar hoje, durante duas horas, parte do Sol, em Portugal, fenómeno que poderá ser observado em segurança em vários pontos do país se as nuvens, previstas pela meteorologia, ajudarem.

O eclipse parcial, que será total na região do Árctico e no extremo norte do Atlântico, começou em Portugal pelas 08h00 (hora de Lisboa) e termina pelas 10h00, com o pico a ocorrer pelas 09h00.

O arquipélago dos Açores é a região do país onde o Sol vai estar mais tapado pela Lua, ao contrário da Madeira, onde a dimensão do eclipse é menor.

As previsões meteorológicas apontam céu nublado, com "abertas", para a generalidade do território nacional.

Um eclipse solar só acontece quando o Sol, a Terra e a Lua, na fase de Lua Nova, estão alinhados. A Lua, satélite natural da Terra, interpõe-se entre o seu planeta e o Sol, tapando total ou parcialmente a luz solar.

O eclipse é parcial em Portugal, como noutros países europeus e do Norte de África, porque está na penumbra (parte menos escura do cone de sombra projectado pela Lua na superfície da Terra).

O fenómeno de hoje acontece no dia em que começa a primavera no Hemisfério Norte. O equinócio da primavera é às 22h45 (hora de Lisboa). A estação prolonga-se por 92,75 dias, até ao próximo solstício, de verão, que ocorre a 21 de Junho, às 17h38.

O eclipse pode ser observado através de telescópios protegidos com filtros nos observatórios astronómicos de Lisboa, Coimbra e de Santana (Açores), nos planetários de Lisboa e Porto e nos centros Ciência Viva de Constância e Aveiro, entre outros sítios.

O fenómeno, que se repete a cada período de aproximadamente 18 anos e 11 dias, não deve ser observado directamente sem filtros solares oculares devido ao risco de lesões irreversíveis nos olhos, como a cegueira.

Lusa/SOL