Se o seu carro estiver numa lista de recolhas, leve-o logo à oficina

O nome Takata pode não dizer-lhe muito, mas está envolvido numa falha de segurança que afecta dezenas de milhões de carros, provocou mais de uma centena de acidentes e outros tantos mortos e feridos. O problema nos airbags fabricados pela empresa japonesa motivou a recolha de milhões de automóveis, mas só uma parte dos condutores…

No Japão um relatório do jornal Nikkei indica que 2,13 milhões dos mais de três milhões clientes contactados já foram à oficina resolver o problema do airbag. Já nos Estados Unidos, apesar do ‘caso Takata’ envolver 17 milhões de carros de 10 marcas, só dois milhões seguiram as indicações e procuraram o reparador oficial.

Isto apesar dos relatos chocantes de acidentes, alguns ‘aparentemente’ banais, que acabaram por causar a morte de condutores. Como o caso de um homem cujo carro sofreu um pequeno toque de lado ao entrar numa estrada e o airbag explodiu, atirando um pedaço de metal afiado contra o seu pescoço. Morreu esvaído em sangue.

Os airbags com defeito da Takata abrangem dezenas de carros de pelos menos dez fabricantes: Honda, Toyota, General Motors, BMW, Chrysler, Ford, Mazda, Mitsubishi, Nissan e Subaru. Em números mais reduzidos, também Portugal foi afectado por esta onda de recolhas, com alguns milhares carros a terem de ser reparados e outros pelo menos avaliados pelas oficinas e concessionários.

emanuel.costa@sol.pt