Standard & Poor’s mantém rating de Portugal

A agência de notação financeira Standard & Poor’s manteve hoje o ‘rating’ de Portugal em BB, mas elevou a perspectiva de estável para positiva em virtude da esperada recuperação da economia no país.

Em nota hoje divulgada, a agência diz projectar para os próximos 12 meses uma subida do 'rating' de Portugal, daí elevar a perspectiva nesta fase.

Tal subida deverá verificar-se se se concretizar uma subida real da economia e uma maior consolidação das contas públicas da parte do Governo, prossegue a Standard & Poor's.

A dívida pública portuguesa, acredita a entidade, deverá cair para 113% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.

"Acreditamos que a melhoria do desempenho económico, apoiado na recuperação da procura interna e redução gradual nos [números de] subsídios de desemprego, contribuam para a redução do défice em 2015", frisa ainda a agência de 'rating'.

Segundo a Standard & Poor's, na informação divulgada na página da agência na Internet, o 'rating' 'BB' indica que a entidade avaliada é "menos vulnerável no curto prazo mas enfrenta grandes incertezas em curso ligadas a condições económicas e financeiras e a negócios adversos". 

Lusa/SOL