Cambridge precisa de profissionais especializados

O vereador luso-descendente Frank Monteiro, da câmara de Cambridge, no sul do Canadá, manifestou-se hoje preocupado com a falta de profissionais especializados em áreas consideradas essenciais para o desenvolvimento da cidade.

"Necessitamos de certas especialidades, mas da maneira como está, com as dificuldades criadas pelo Governo federal, é complicado. Temos a dificuldade de trazer para Cambridge certas profissões como soldadores. Em algumas zonas do Canadá há o excesso de trabalhadores, aqui há em menos quantidade", disse Frank Monteiro.

O vereador de 62 anos, eleito a 27 de Outubro para um segundo mandato pelo Bairro (Ward) 7, disse ainda que uma empresa de Lisboa ligada à importação e exportação entrou em contacto com a autarquia com o objectivo de "operar no mercado canadiano". 

Sobre a comunidade portuguesa em Cambridge, Frank Monteiro, filho de emigrantes provenientes de Santa Maria (Açores), manifestou-se muito orgulhoso porque os pais "incentivam os filhos a estudar", e hoje há luso-descendentes em profissões como "médicos, advogados" e outras áreas relevantes.

Este antigo sargento chefe da Polícia Regional de Waterloo referiu que entre os projectos prioritários no Bairro (Ward) 7 está a construção de 400 novas habitações, prevendo-se uma segunda fase em que serão construídas mais 600 e um centro comercial.

Este investimento, disse, resulta de uma evolução na actividade da região, que antes se baseava sobretudo na agricultura.

Sobre o seu futuro político, o luso-descendente referiu que algumas pessoas têm-no incentivado a candidatar-se a presidente da Câmara de Cambridge, nas próximas eleições, em 2018, mas acrescentou que a decisão sobre uma eventual candidatura só será tomada no final do actual mandato.

"Já tenho 62 anos, fiz a minha carreira profissional na polícia, durante 35 anos. Se me candidatar tenho de ponderar, pois normalmente tiro férias três vezes por ano, vou a Portugal todos os anos", disse. 

E manifestou-se optimista: Tenho grandes hipóteses de vencer, pois as pessoas daqui gostam de mim". 

Cambridge é uma cidade canadiana localizada no sul da província do Ontário com cerca de 140 mil habitantes, dos quais cerca de 40 mil são portugueses e luso-descendentes. 

Lusa/SOL