Nem Messi nem Ronaldo. Foi o ‘vampiro’ a resolver o clássico espanhol

Os holofotes estavam centrados nas duas maiores figuras do futebol mundial, mas foi Luis Suárez, o ‘vampiro’ da Catalunha, a resolver o embate entre os dois maiores rivais de Espanha (2-1) – repetiu-se o resultado da última temporada. Ronaldo ainda fez o gosto ao pé, mas o Real Madrid acabou por somar a sexta derrota…

Nem Messi nem Ronaldo. Foi o ‘vampiro’ a resolver o clássico espanhol

Cristiano Ronaldo começou por enviar uma bola à barra, o primeiro sinal de perigo no Nou Camp (12'), mas foi Mathieu a ter as honras de inaugurar o marcador do clássico espanhol (19'). O central catalão apenas teve de encostar para o fundo das redes de Iker Casillas, de cabeça, após uma assistência açucarada, de livre, por parte de Lionel Messi. 

O golo sofrido agitou as hostes do Real e Ronaldo, muito activo no primeiro tempo, não perdeu tempo em restabelecer a igualdade (31’). Neymar não teve arte ou engenho para fazer o 2-0 e no contra ataque, que ainda teve um calcanhar de Benzema pelo meio, o internacional português não facilitou na cara do guardião Claudio Bravo. Este foi o 31.º golo de Ronaldo no campeonato e o 15.º contra o Barça, um registo que o coloca no terceiro posto dos melhores marcadores da história dos clássicos – Di Stéfano tem 18 e Messi, que hoje ficou em branco, já marcou em 21 duelos.

Mas tudo mudou no segundo tempo. O Real ficou sem fôlego, Ronaldo perdeu gás e o conjunto catalão assumiu as rédeas do jogo. Somaram-se oportunidades para a equipa da casa. A única que foi concretizada teve a assinatura de Suárez, que revelou ter a frieza necessária para bater Casillas (56') na cara do golo, selar o resultado final e deixar os rivais merengues a quatro pontos de distância da liderança na tabela classificativa.

Contas complicadas em Madrid: a equipa de Carlo Ancelotti já leva seis derrotas à passagem da 28.ª jornada, o pior registo desde 2007/08.

hugo.alegre@sol.pt