Vento e agitação marítima deixam Portugal em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial a partir do meio da manhã e nas regiões do interior norte e centro, que serão de neve acima de 1000/1200 metros, descendo para os 800/1000 metros durante a tarde e condições favoráveis…

A previsão do IPMA aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora na faixa costeira ocidental a partir do final da manhã e da ordem de 90 quilómetros/hora nas terras altas a partir do final da tarde e descida de temperatura, em especial nas regiões norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 9 e 15 graus Celsius, no Porto entre 7 e 15, em Vila Real entre 2 e 11, em Bragança entre 0 e 9, em Viseu entre 3 e 10, em Castelo Branco entre 6 e 16, em Évora entre 5 e 17, em Beja entre 8 e 17, em Faro entre 10 e 18 e no Funchal entre 13 e 18.

Catorze distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o IPMA.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora, sendo de 90 quilómetros/hora nas terras altas entre as 12h00 de hoje e as 23h59 de terça-feira.

Estes dez distritos estão também sob aviso amarelo entre as 15h00 de hoje e as 09h00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima forte com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Além destes dez distritos, outros quatro (Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco) estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas terras altas entre as 18h00 de hoje e as 15h00 de terça-feira.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, com ondas de norte com 4 a 5 metros e vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa/SOL