Magistrados têm novos líderes sindicais

Maria José Costeira e António Ventinhas foram eleitos este fim-de-semana presidentes, respectivamente, da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP).

Será a primeira vez que a ASJP é liderada por uma mulher. Maria José Costeira, 47 anos, em funções no Tribunal de Comércio de Lisboa, obteve 669 votos (46%), contra 423 votos do juiz Luís Miguel Martins e 357 votos do desembargador Alziro Cardoso. Votaram 1.449 juízes, de um total de 2.200 habilitados a fazê-lo.

Já o procurador da República António Ventinhas, 42 anos, a exercer funções no Tribunal de Execuções de Silves, venceu as  eleições para a direcção do SMMP, com 471 votos. O segundo candidato, Júlio Pina Martins, teve 349 votos. Votaram 856 magistrados do Ministério Público, de um total de cerca de 1.400.

Os novos líderes sindicais representam uma linha de continuidade das actuais direcções dos dois sindicatos. Ambos elegem como prioridade dos seus mandatos os novos estatutos das magistraturas adaptados ao novo mapa judiciário, a autonomia financeira dos conselhos superiores e a melhoria das condições de trabalho nos tribunais.