EUA: Ted Cruz confirma candidatura à Presidência

O republicano Ted Cruz, senador pelo Texas, anunciou esta noite através do Twitter a sua candidatura à Casa Branca.

EUA: Ted Cruz confirma candidatura à Presidência

Um dos mais populares rostos do movimento ultraconservador Tea Party, Cruz declarou num vídeo publicado naquela rede social que “será necessária uma nova geração de conservadores corajosos para tornar a América grande outra vez”.

Cruz, de 44 anos, é o primeiro peso pesado da direita norte-americana a declarar formalmente as suas intenções presidenciais, depois dos também senadores republicanos Rand Paul (o favorito dos libertários) e Marco Rubio (tal como Cruz, filho de cubanos) terem sugerido que estariam interessados em candidatarem-se à Casa Branca.

Ainda no campo republicano, Jeb Bush (irmão de George W. Bush) e o popular governador de Nova Jersey Chris Christie são apontados como prováveis candidatos nas primárias.

Apesar de contar com importantes apoios entre os conservadores, Cruz terá de contornar dois potenciais obstáculos relacionados com a sua colorida história: o facto de ter nascido no Canadá, o que de acordo com a Constituição norte-americana coloca em dúvida uma hipotética eleição para a Presidência, e de o seu pai ter combatido ao lado dos castristas durante a revolução cubana, apesar de mais tarde se ter tornado num crítico de Fidel e abandonado a ilha.

pedro.guerreiro@sol.pt