7 dicas para lidar com uma amizade que se tornou algo mais

Acha que se está a apaixonar pelo seu amigo de longa data? Uma relação de trabalho ultrapassou os “limites” e evolveu-se com o seu colega de trabalho? Um caso de uma noite pode estar a complicar-se?

Lidar com qualquer uma destas situações é complicado, por isso é importante pensar bem no que fazer para não piorar as coisas. Andrea Bonior, psicóloga e professora na Georgetown University, deixa-lhe sete dicas para lidar com estas situações da melhor maneira:

1. Não tenha pressa: isto não é uma situação simples por isso pare e pense antes de tomar qualquer atitude. Só vai perceber se é um erro ou se está mesmo apaixonada se pensar bem no assunto, mesmo que isso implique não seguir os seus instintos.

2. Respeite a outra pessoa: por mais confuso, inseguro ou arrependido que se sinta, não se pode esquecer dos sentimentos da outra pessoa. Respeite aquilo que ela sente e trate-a como merece. E se tem dúvidas quanto àquilo que ela está a sentir, pergunte-lhe para poder lidar com a situação da melhor maneira.

3. Não espalhe: mesmo que o seu primeiro instinto seja contar aos seus melhores amigos, não o faça. Não conte principalmente a pessoas que confie pouco ou que estejam próximas da pessoa com quem se envolveu. Pode virar-se contra si e não é justo para a outra pessoa.

4. Seja honesto consigo mesmo: tente perceber o que sente verdadeiramente. Independentemente de perceber que está mesmo a apaixonar-se por essa pessoa, ou que afinal não gosta dela como achava, perceba o que se passa consigo antes de tomar qualquer atitude e assuma esses sentimentos.  Mesmo que eles não correspondam àquilo que acha que devia sentir.

5. E se não for só isso?: tem de considerar que toda a situação pode não parecer aquilo que inicialmente pensou e significar algo mais complicado. Talvez demonstre um comportamento obsessivo da sua parte ou alguma dependência – envolveu-se com uma pessoa porque estava embriagado? Analise bem o que se passou.

6. Cuide da sua saúde: se se envolveu com alguém sem usar qualquer método contraceptivo, vá ao médico para saber se está tudo bem consigo.

7. Planeie o que vai fazer a seguir: pense naquilo que vai dizer à pessoa com quem se envolveu ou por quem se apaixonou. Pense naquilo que é melhor para si, mas sem ignorar os sentimentos do outro. Fale com ele e veja se partilham das mesmas ideias para o futuro.