LifeStyle

Carro atravessa rio em cordas suspensas [vídeo]

Vale tudo para promover um novo carro e tentar ficar uns pontos à frente da concorrência. Desta vez a Jaguar decidiu lançar o seu modelo mais recente com uma acrobacia digna de um circo: o modelo XF percorreu 240 metros por cima do rio Thames, em Londres, suspenso em duas cordas.

As cordas, com um diâmetro de 3,4 cm, estavam suspensas 18 metros acima da água do Thames DR
DR

A premissa da façanha, realizada esta terça-feira de manhã, era algo rebuscada: mostrar que o novo XF da Jaguar é mais leve – 190 quilos abaixo da versão anterior e menos 80 do que o seu concorrente mais directo – em consequência da aposta no alumínio. O suficiente para, segundo a marca britânica, fazer parar as muitas pessoas que circulavam a pé pela zona de Canary Wharf, na capital, esta terça-feira de manhã.

As cordas, com um diâmetro de 3,4 cm, estavam suspensas 18 metros acima da água do Thames e, apesar de o carro estar preso às mesmas e ter um cabo de segurança acima, era uma manobra potencialmente perigosa. Para ajudar a concretizar a proeza, a Jaguar contratou para condutor Jim Dowdall, especialista em cenas com automóveis no cinema, tendo participado em vários filmes de James Bond, Indiana Jones e na saga Bourne.

Histórica marca britânica de automóveis de luxo e desportivos, a Jaguar foi comprada em 2008 pelos indianos da Tata, que adquiriram também a Land Rover. Desde então, a marca começou a abrir o leque também para modelos mais compactos e eficientes. O familiar intermédio XF (abaixo do XJ e acima do XE) tem sido um dos modelos de maior sucesso. A nova versão é revelada ao público no início de Abril, no Salão de Nova Iorque.

emanuel.costa@sol.pt