Carro atravessa rio em cordas suspensas [vídeo]

Vale tudo para promover um novo carro e tentar ficar uns pontos à frente da concorrência. Desta vez a Jaguar decidiu lançar o seu modelo mais recente com uma acrobacia digna de um circo: o modelo XF percorreu 240 metros por cima do rio Thames, em Londres, suspenso em duas cordas.

A premissa da façanha, realizada esta terça-feira de manhã, era algo rebuscada: mostrar que o novo XF da Jaguar é mais leve – 190 quilos abaixo da versão anterior e menos 80 do que o seu concorrente mais directo – em consequência da aposta no alumínio. O suficiente para, segundo a marca britânica, fazer parar as muitas pessoas que circulavam a pé pela zona de Canary Wharf, na capital, esta terça-feira de manhã.

As cordas, com um diâmetro de 3,4 cm, estavam suspensas 18 metros acima da água do Thames e, apesar de o carro estar preso às mesmas e ter um cabo de segurança acima, era uma manobra potencialmente perigosa. Para ajudar a concretizar a proeza, a Jaguar contratou para condutor Jim Dowdall, especialista em cenas com automóveis no cinema, tendo participado em vários filmes de James Bond, Indiana Jones e na saga Bourne.

Histórica marca britânica de automóveis de luxo e desportivos, a Jaguar foi comprada em 2008 pelos indianos da Tata, que adquiriram também a Land Rover. Desde então, a marca começou a abrir o leque também para modelos mais compactos e eficientes. O familiar intermédio XF (abaixo do XJ e acima do XE) tem sido um dos modelos de maior sucesso. A nova versão é revelada ao público no início de Abril, no Salão de Nova Iorque.

emanuel.costa@sol.pt