Também há casos de sucesso

O início do percurso é semelhante ao de muitos jogadores que acabam em clubes amadores ou são abandonados, mas estes conseguiram fintar a precariedade. Em Portugal são conhecidos os casos de Bruma e Amido Baldé, que vieram da Guiné Bissau com o agente Cátio Baldé, e estão hoje em clubes internacionais. 

Bruma protagonizou uma verdadeira novela com o Sporting, no final da época 2012/2013. Os representantes do jogador alegavam que o contrato que o unia ao clube de Alvalade não tinha validade, mas a Comissão Arbitral Paritária deu razão ao Sporting. Os leões encaixaram cerca de 15 milhões de euros com a saída do avançado para o Galatasaray. Amido Baldé está emprestado pelo Celtic aos israelitas do Hapoel Tel Aviv. Agostinho Cá e Edgar Ié, outros dois jogadores de Cátio Baldé, também vieram da Guiné para o Sporting e hoje estão entre as grandes promessas do Barcelona B. Ainda mais emblemáticos são os exemplos de Samuel Eto'o e Obi Mikel. 

O camaronês, um dos melhores jogadores da história do futebol africano, viveu uma situação de exploração e abandono em França quando tinha apenas 11 anos. Teve a sorte de ser levado para Espanha, onde se tornou uma estrela do futebol mundial. O nigeriano, agora ao serviço do Chelsea, passou por clubes 'barriga de aluguer' em África do Sul e Noruega até ter sido considerado o Melhor Jogador Jovem da CAN de 2006 e despertar o interesse dos 'tubarões' europeus. O clube de José Mourinho levou a melhor sobre a concorrência.