Ministra das Finanças: ‘Há que avaliar se o Banco de Portugal cumpriu os deveres de informação’

A ministra das Finanças disse hoje no Parlamento que a comunicação do Banco de Portugal (BdP) com os clientes que subscreveram do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) deve ser alvo de avaliação, de forma a perceber se o regulador cumpriu os deveres de informação a que está sujeito.

Ministra das Finanças: ‘Há que avaliar se o Banco de Portugal cumpriu os deveres de informação’

Maria Luís Albuquerque está na comissão de inquérito do BES e foi questionada sobre os lesados do papel comercial, que receberam um e-mail do banco central depois da resolução do BES assegurando que a provisão constituída no banco para reembolsar o papel comercial tinha sido transferida para o Novo Banco.

“O que o BdP terá dito e que possa ter criado expectativas é algo que teremos de avaliar. Acho lamentável se as pessoas foram induzidas em erro. Há que perceber se o BdP não cumpriu os deveres de informação”, disse a ministra.

Questionada sobre que avaliação será feita, Maria Luís Albuquerque indicou que BdP pediu uma auditoria sobre a suta própria actuação no caso BES. “Aguardaremos pelas conclusões”, disse.

Maria Luís Albuquerque afirmou ainda que o Governo não irá intervir na questão do papel comercial do GES, referindo apenas que qualquer decisão seja tomada “com respeito pela legalidade”.