A320: Um dos pilotos estava fora do cockpit no momento do desastre

O áudio de uma das caixas negras do avião da Germanwings que se despenhou na terça-feira nos Alpes franceses permitiu à equipa de investigação descobrir que um dos pilotos do A320 abandonou o cockpit momentos antes do desastre, que matou 150 pessoas, lê-se no New York Times.

A320: Um dos pilotos estava fora do cockpit no momento do desastre

Segundo um oficial do Exército, no áudio ouve-se um “diálogo num tom muito suave” entre os pilotos. Um deles saiu do cockpit momentos antes da queda do avião e não conseguiu regressar para junto do seu colega.

"Ouve-se o piloto do lado de fora a bater levemente na porta e não há resposta. Ele bate novamente com mais força e não se ouve resposta. Nunca há uma resposta ", disse a mesma fonte ao jornal norte-americano.

Até agora só foi possível tirar uma conclusão: No momento do desastre, o "outro piloto estava sozinho e não abriu a porta." 

O mesmo responsável afirma que a falta de comunicação com a central pode indicar que o piloto que ficou sozinho possa ter ficado incapacitado devido a uma despressurização da cabine de controlo. Todos os pilotos possuem máscaras de oxigénio, mas pode não se ter apercebido do problema. 

Mas “até agora ainda não temos nada que aponte para um problema técnico, por isso não podemos deixar de parte a possibilidade de responsabilidade humana”, concluiu a mesma fonte.