Lufthansa não confirma que um dos pilotos do A320 não estava no cockpit

O grupo alemão Lufthansa, ao qual pertence a companhia Germanwings, referiu hoje que não poder confirmar que um dos pilotos do Airbus A-320 que se despenhou nos Alpes franceses não estava na cabine de comando no momento do acidente.

Lufthansa não confirma que um dos pilotos do A320 não estava no cockpit

Em declarações à agência noticiosa DPA, um porta-voz da Lufthansa disse "não ter actualmente nenhuma informação que possa confirmar a notícia do diário New York Times", numa referência à notícia divulgada na madrugada de que aos comandos do aparelho estava apenas um dos pilotos.

No entanto, a companhia alemã comprometeu-se a divulgar toda a informação da tragédia, onde morreram 150 pessoas, e apelou a que não seja dado crédito a "especulações" sobre as causas do acidente do voo 9525 entre Barcelona e Düsseldorf.

O News York Times revelou hoje que fontes militares que ouviram a gravação áudio da caixa negra de registo de voz na cabine de comando disseram que um dos pilotos não estava no seu lugar, que tinha saído e não conseguiu regressar.

O jornal salienta que, quando pretendeu regressar à cabine, bateu à porta e "nunca obteve resposta".

"Pode ouvir-se que está a tentar destruir a porta" disse o investigador ao diário norte-americano sobre os momentos anteriores ao acidente.

Lusa/SOL