Défice do ano passado ficou em 4,5%, abaixo do previsto

O défice orçamental do ano passado ficou em 4,5 % do PIB, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). A última meta acordada com Bruxelas, prevista no relatório do Orçamento do Estado para este ano, era de 4,8%.

Défice do ano passado ficou em 4,5%, abaixo do previsto

"A necessidade de financiamento das Administrações Públicas em 2014 situou-se em 7.822,3 milhões de euros, o que correspondeu a 4,5% do PIB, traduzindo uma melhoria comparativamente com o resultado verificado em 2013 (8.180,9 milhões de euros ou 4,8% do PIB)", refere um comunicado do INE.

O instituto não indica qual o valor do défice sem medidas extraordinárias, que será o real ponto de partida para a execução orçamental deste ano, em que o Governo se comprometeu a atingir um défice de 2,7%. O fundos públicos canalizados para a capitalização do Novo Banco também não estão reflectidos neste relatório, mas no futuro deverão ser considerados como uma despesa extraordinária.

Antes de ser conhecido o relatório de hoje, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) apontava para um défice sem medidas extraordinárias de 3,7%.