Preços das casas voltaram a subir

Os preços das casas registaram aumentos em Fevereiro, com o Porto a mostrar uma subida “pela primeira vez em quatro anos”, segundo o inquérito mensal promovido pelo Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e pela Confidencial Imobiliário.

O inquérito, cujos resultados foram divulgados hoje, confirmou o "cenário mais positivo no mercado residencial português e o reforço dos níveis de confiança no sector" notado no primeiro mês do ano.

"As expectativas de preços a três meses voltaram a reforçar-se uma vez mais e assentam agora confortavelmente em território positivo", lê-se na informação de análise dos dados.

Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, notou que os inquiridos ainda são "cautelosos no que respeita a fragilidades económicas, sociais e financeiras", porque a "aceleração dos preços é também apontada como um risco potencial em alguns mercados".

Josh Miller, economista sénior do RICS, comentou, por seu lado, que este cenário vem "suportar o início da recuperação dos preços, embora seja necessária uma melhoria sustentada da economia para reforçar esta tendência".

Em Fevereiro, o inquérito deu ainda conta de um aumento consistente da procura por arrendamento, "numa altura em que as novas instruções dos proprietários continuam a cair de forma acentuada".

"Embora as rendas tenham descido neste mês, é de salientar que as expectativas para as rendas foram positivas pela primeira vez desde o início deste inquérito em 2011", concluiu o inquérito.

Lusa/SOL