Produtores oferecem 1500 litros de leite à população

Mil e quinhentos litros de leite estão hoje a ser oferecidos pelos produtores à população na cidade de Braga, num gesto de protesto contra a baixa do preço ao produtor e contra o fim das quotas de produção.

José Lobato, da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), disse à Lusa que se trata de um alerta para o "esmagamento" e a "aproximação do fim" da produção nacional de leite.

"Cada dia que passa, há menos uma exploração", referiu.

A iniciativa dos produtores de leite integra uma manifestação mais abrangente de agricultores, que a CNA marcou para Braga, no dia em que arranca a Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação "Agro".

Na manifestação, e ainda segundo José Lobato, deverão participar mais de 1500 agricultores essencialmente do norte e centro de Portugal, que reclamam, essencialmente, preços justos à produção e outra política agrícola.

A anulação da nova lei dos baldios, o pagamento de indemnizações "justas e atempadas" pelos ataques dos lobos, o fim da plantação de eucaliptos "sem freios" e mais apoios à agricultura familiar são outras das reivindicações.

"A ministra da Agricultura pinta um cenário cor-de-rosa do sector, mas a cor é muito diferente, é negra", disse ainda José Lobato.

Lusa/SOL