Última inauguração de Jardim é obra inacabada

Alberto João Jardim preside, hoje, às 18 horas, à sua última “inauguração” enquanto presidente do Governo Regional da Madeira.

Ao longo de 37 anos de poder, feitos a 17 de Março, Jardim presidiu a mais de 4850 inaugurações.

Segundo uma nota informativa ontem divulgada pela Presidência do Governo Regional, Jardim “inaugura as obras já terminadas” do novo cais de cruzeiros do porto do Funchal.

A obra está inacabada e só deverá estar concluída no mês de Junho.

O que Jardim vai inaugurar – explica a nota informativa – é apenas “as obras já terminadas, relativas à conclusão dos trabalhos de betonagem da superstrutura do tramo principal do novo cais-terminal de cruzeiros do Porto do Funchal”

O novo cais acostável foi adjudicado no final de Dezembro de 2012.

A obra vai custar 18 milhões de euros e é co-financiada, em 85%, pela Lei de Meios.

Com 330 metros de comprimento e 8 metros de profundidade, o novo cais permitirá a acostagem de um navio de grande porte (até 280 metros de comprimento), ou de diversos mega-iates.

Mas os ambientalistas consideram que o novo cais tem grandes limitações ao nível da operacionalidade uma vez que fica demasiado exposto à ondulação e ao vento.

Recorde-se que o projecto, integrado noutras obras da frente-mar do Funchal para dar resposta aos estragos do temporal de 10 de Fevereiro de 2010, foi contestado por Miguel Albuquerque, actual líder do PSD e candidato às legislativas de domingo, quando ainda era presidente da Câmara do Funchal.

Com base em estudos técnicos, Miguel Albuquerque e a sua vereação entendiam que era preferível aumentar o actual molhe da pontinha do que construir um novo cais acostável no aterro onde foram depositados os inertes do temporal de 2010.