6 sinais de que o seu parceiro está a ‘traí-lo’ pelo Facebook

A traição pode ser feita de várias maneiras, mesmo que não seja de “fisicamente”. 

Hoje em dia, com a facilidade com que se acede ao Facebook ou Twitter, a qualquer hora e em qualquer lugar, é muito fácil que as conversas através destas redes “estraguem” um relacionamento.

Aliás, vários estudos científicos já provaram que o uso das redes sociais promove o conflito entre casais, bem como aumenta os níveis de infidelidade e de divórcio.

Quer o seu companheiro anda a traí-lo ou não, a psicóloga Andrea Bonior apresenta-lhe seis sinais que mostram como a actividade online do parceiro pode estar a ameaçar o seu relacionamento. E isto aplica-se a homens e mulheres:

1. Está sempre às mensagens e não as mostra

Ter um companheiro constantemente concentrado no telemóvel, às mensagens, pode causar problemas na relação. Uma situação que só piora se essa pessoa não estiver disposta a mostrar o que foi escrito e com quem está a conversar. A psicóloga reforça que é preciso ter limites e não podemos esperar que o nosso parceira seja “um livro aberto”. Mas se as ‘conversas digitais’ o estão a afastar de si e ele não faz o mínimo esforço para mudar, essa pessoa pode estar a desinteressar-se pela relação. 

2. Recebe mensagens às horas mais incríveis

Na era dos smartphones, é cada vez mais normal receber mensagens a toda a hora, até mesmo de madrugada. As pessoas deixaram de se preocupar com as horas a que estão a contactar os outros. Se estes contactos forem feitos por amigos, não tem motivos para se preocupar, especialmente se isso não afectar o seu relacionamento. Mas se a constante troca de mensagens começar a pôr em causa “o momento a dois”, o seu companheiro pode não estar a investir em si. 

3. Acorda com o companheiro no Facebook e ele esconde o telemóvel

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas dorme com os smartphones ao lado. Isso não só não é bom para o sono como promove a troca de mensagens numa altura em que deve dar atenção à pessoa que está ao seu lado. Esta situação já é complicada o suficiente, mas se o seu parceiro ainda esconde o que anda a fazer, talvez esteja na altura de pensar porquê. 

4. O seu parceiro é possessivo com o telemóvel ou tablet

A verdade é esta: só pessoas que têm algo a esconder é que estão regularmente a tentar esconder o telemóvel/tablet. Se o seu companheiro costuma fechar as páginas do tablet ou telemóvel quando se senta seu lado, ou desvia o ecrã de si, ou ainda começa a discutir porque pegou no seu telemóvel, é porque não quer que veja o que ele esteve a fazer…. E por algum motivo há-de ser. 

5. Não conhece as pessoas com quem “convive” no Facebook

É normal não conhecer todas as pessoas na lista de amigos de Facebook do seu parceiro. Todavia, o caso muda de figura se reparar que há sempre uma pessoa a partilhar coisas no seu mural, especialmente se essas partilhas indicarem algum nível de intimidade. Se o seu parceiro não lhe falou dessa pessoa, é capaz de ser um sinal de que está mesmo a esconder algo.

6. O seu companheiro acusa-o de fazer algo de errado quando ele é que comete erros

Muitas vezes, quando têm algo a esconder, as pessoas tendem a ter atitudes defensivas e acusam o namorado/marido dos erros que ele próprio comete. Ou seja, acusa-o de estar muito tempo a falar com pessoas através do Facebook e de não lhe dar atenção, quando é ele que faz isso. Comece a analisar as discussões que costumam ter e repare se aquilo de que o seu parceiro o acusa não são, antes, os erros que ele costuma cometer.