O riso ajuda a revelar segredos

Um estudo publicado na Human Nature concluí que o riso é a forma que muitas pessoas arranjam para se expor e revelar vários detalhes sobre a sua vida pessoal, lê-se no Huffington Post.

Um grupo de investigadores da University College London separou 122 estudantes em grupos de quatro. Cada grupo visualizou vídeos de 10 minutos que induziam vários estados de espírito: Um era para fazer rir às gargalhadas, outro para deixar os espectadores contentes e um outro para os deixar ‘neutros’, ou seja, sem reacção.

Os investigadores descobriram que aqueles que tinham visto o vídeo que fazia rir às gargalhadas tinham uma maior tendência para revelar mais detalhes sobre a sua vida pessoal. 

“Metade dos meus filmes preferidos são da Disney” e “Em Janeiro parti a clavícula enquanto praticava dança no varão” são algumas das frases que se ouviram durante o estudo, após a visualização do vídeo em causa, o que sugere alguma abertura por parte dos participantes. As frases “Sou de Cheltenham” e “Estou no primeiro ano da Universidade de Worcester” eram as mais comuns entre os grupos que viram os outros vídeos.

Os investigadores acham que o riso é uma ferramenta que as pessoas usam para se sentirem mais relaxadas e à vontade para comunicar. “É possível que o riso influencie (pelo menos temporariamente) a vontade da pessoa de revelar pormenores sobre si”, explica o estudo.

Para saber mais, clique aqui.