Portugal com mais pedalada do que a ‘bicicleta’ da Sérvia

A Selecção nacional derrotou este domingo a Sérvia por 2-1, no Estádio da Luz, somando a terceira vitória consecutiva em jogos de qualificação, e assumiu a liderança do Grupo I de apuramento para o Euro-2016.

Portugal com mais pedalada do que a ‘bicicleta’ da Sérvia

Os pupilos de Fernando Santos entraram em vantagem na partida através de um cabeceamento certeiro de Ricardo Carvalho, logo aos 10 minutos, que não marcava com a camisola das quinas desde 2007. Um golo que faz do central do Mónaco o jogador mais velho a marcar pela Selecção, aos 36 anos.

Tudo parecia bem encaminhado na Luz, Portugal dominava tranquilamente as operações do jogo, até que Matic tirou uma bicicleta da cartola, já no segundo tempo (61'). Na sequência de um canto, apontado na esquerda, o médio sérvio recorreu a um pontapé acrobático para fazer a bola entrar junto ào poste esquerdo das redes da baliza de Rui Patrício, que nada podia fazer para evitar o primeiro golo do homem do Chelsea com a camisola da Sérvia – e o primeiro sofrido na era de Fernando Santos.

Mas a resposta de Portugal não tardou. Ronaldo combina com Moutinho na direita, que rasga a defensiva sérvia com um passe para Fábio Coentrão na outra ponta do campo, medido com régua e esquadro, que só teve de encostar na cara do guardião Stojkovic, junto ao segundo poste. O lateral do Real Madrid, hoje numa posição mais ofensiva do terreno, apontou o seu quinto golo na Selecção, o terceiro nos últimos seis jogos, e sentenciou o resultado final.

Com este resultado, Portugal termina a primeira fase de apuramento isolado no comando do Grupo I, com nove pontos, mais dois que a Dinamarca e a Albânia. A qualificação para o Europeu de 2016 na França está cada vez mais perto.

Assista aos melhores momentos do jogo:

hugo.alegre@sol.pt