Apuramento geral retira maioria absoluta na Madeira

A verificação dos votos nulos, protestados, brancos e inutilizados por parte da Assembleia de Apuramento Geral (AAG) retirou a maioria absoluta ao PSD-Madeira.

Apuramento geral retira maioria absoluta na Madeira

No último domingo, o último mandato foi atribuído ao PSD por escassos cinco votos de diferença para a CDU fazendo com que o partido de Miguel Albuquerque elegesse 24 dos 47 parlamentares.

Em causa, no apuramento geral, poderia estar a atribuição do último mandato na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) e, por essa via, a perda da maioria absoluta.

O número de votos nulos nas Eleições Regionais de domingo foi de 4.353 votos (3,4%) quando, em, 2011, tinha sido de 2.813 (1,91%).

Este aumento deveu-se, em parte, ao facto do PDR constar no boletim de voto quando havia sido excluído pelo Tribunal Constitucional.

Hoje, a Assembleia alterou a correlação de forças retirando o último mandato ao PSD.

A AAG decorreu no Palácio de São Lourenço, na residência oficial do Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto.

A Assembleia foi presidida por um juiz da Comarca da Madeira e nela compareceram representantes das 11 forças concorrentes às eleições regionais de 29 de Março. Mas apenas da parte da tarde a coligação ‘Mudança’ se fez representar.

Recorde-se que Ireneu Barreto designou dois professores de Matemática e nove presidentes de mesa que integram a AAG. Na AAG têm também assento dois procuradores.

A AAG foi bastante participada com vários protestos lavrados que foram, sucessivamente, colocados à votação por parte do juiz presidente.

O PSD-M vai recorrer para o Tribunal Constitucional da decisão da AAG.