Museu de Arte Antiga vai passar a estar aberto às terças de manhã

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, vai passar a abrir ao público às terças-feiras de manhã, a partir hoje, segundo decisão da direcção desta entidade tutelada pela Direcção-Geral do Património Cultural.

José Alberto Seabra, director-adjunto do museu, disse à agência Lusa que o MNAA – que se encontra fechado às segundas-feiras durante todo o dia, como a maioria dos museus – também encerrava às terças-feiras de manhã, desde 1994, à semelhança de outros museus nacionais.

"Nessa década, entre várias razões, por questões sindicais, o museu passou a fechar às terças-feiras de manhã. Agora, com a entrada em vigor das 40 horas semanais de trabalho na Função Pública, reorganizámos as escalas dos trabalhadores e considerámos que era possível abrir ao público nesse período", explicou.

No ano passado, o MNAA foi o mais visitado dos museus nacionais, na tutela da Direcção–Geral do Património Cultural (DGCP), com 221.675 entradas.

A partir hoje, segundo o director-adjunto, o MNAA vai passar a abrir de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, não encerrando durante a hora de almoço, como até agora.

A decisão e entra hoje oficialmente em vigor e terá efeito na próxima terça-feira, dia 07 de Abril.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante colecção pública de arte antiga do país, desde pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Lusa/SOL