O seu próprio swap

O facto dos bancos terem de reflectir nas prestações de crédito à habitação as taxas Euribor, mesmo que estas estejam negativas, provocou o júbilo de muitos devedores, e a preocupação dos credores, que são os bancos.

Esta directiva do Banco de Portugal aplica-se aos contratos de crédito à habitação já existentes. A questão na mente dos bancários é: como evitar esta situação no futuro?

A resposta é: associando contratos swap aos futuros contratos de crédito à habitação. Os devedores ficarão obrigados a pagar mais dinheiro, devido ao swap, caso as Euribor desçam, e a pagarem menos caso as Euribor subam. O movimento das taxas de juro é sempre oposto às Euribor e compensatório: se a Euribor desce, a prestação do empréstimo também devia descer, mas não desce, graças ao swap. E, claro, se a Euribor subir, a prestação não sobe, em função do swap. Devido a este funcionamento do swap, os contraentes de empréstimos de crédito à habitação verão as suas prestações mensais oscilarem pouco, e o banco vê a sua margem de lucro protegida. É o início da uma nova fase nos empréstimos hipotecários em Portugal: taxas de juro que, não sendo fixas, funcionam como se fossem.

Quanto ao banco, conseguirá sempre financiar-se nos mercados de dívida  a taxas que um particular não conseguiria (se tivesse acesso) e, devido a estas condições mais vantajosas, conseguirá conceder novos empréstimos, obtendo lucros.

A banca portuguesa talvez já tenha passado os seus anos de ouro. Houve um ano em que os lucros da Caixa Geral de Depósitos foram quase de 1.000 milhões de euros, que são, como disse com piada, na televisão, o jornalista Pedro Santos Guerreiro, “lucros para fazerem corar de vergonha uma empresa pública”. Hoje, o problema dos bancos é outro: devido às pessoas que não conseguem pagar os empréstimos, a banca tem de registar prejuízos. Mas, à medida que a economia recupera, os lucros das empresas, incluindo os bancos, melhorarão também.

Os possíveis compradores de casas podem recusar-se a assinar esta adenda do swap ao contrato de crédito à habitação. Só que, nesse caso, poderão ver os seus pedidos de empréstimos recusados.

Uma coisa é indiscutível: muitas pessoas que trabalham em finanças têm mentes criativas. Esta solução dos swap nos novos empréstimos é um exemplo disso mesmo.