Mais de 80 jovens saíram à noite e receberam um prémio. Saiba porquê

Oitenta e dois jovens foram premiados nas últimas duas noites por terem apresentado uma taxa de zero de alcoolemia em acções de fiscalização realizadas nas zonas de Lisboa e do Porto, pela GNR, no âmbito do programa “100% Cool”.

Mais de 80 jovens saíram à noite e receberam um prémio. Saiba porquê

Os jovens premiados no distrito do Porto foram sujeitos a fiscalização na zona de Águas Santas, enquanto na zona de Lisboa as operações para atribuição de descontos em combustível decorreram na Costa da Caparica.

 

A completar 14 anos em 2015, o programa é uma iniciativa da Associação Nacional das Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), com o objectivo de consciencializar a população mais jovem para uma condução responsável e sem álcool.

 

Para Mário Moniz Barreto, secretário-geral da ANEBE, estes dados demonstram "que os jovens condutores portugueses aderem cada vez mais às mensagens que estão associadas ao programa".

 

"Desde que o Programa 100% Cool se iniciou, as mortes anuais na estrada passaram de mais de mil para menos de 400 e número de vítimas mortais é o mais baixo dos últimos 55 anos (pelo menos). Entre 2013 e 2014 registou-se menos 17% de jovens condutores apanhados com álcool", lê-se no comunicado divulgado hoje pela ANBE.

Lusa/SOL