Bumble: O Tinder onde as meninas é que dão o primeiro passo

Depois do sucesso (e dos problemas) da mais popular aplicação de encontros do mundo, o Tinder, surge agora um serviço rival onde as mulheres é que mandam.

O Bumble distingue-se do Tinder ao abolir aquela regra não escrita de que os homens é que tomam a iniciativa de ter o primeiro contacto. De resto, o funcionamento é igual: os utilizadores visualizam dezenas de perfis de potenciais parceiros, dão uma pontuação positiva ou negativa, e em caso de correspondência abre-se um canal de conversação entre as duas pessoas compatíveis.

A diferença, na prática, é que só a utilizadora do sexo feminino pode iniciar o chat. E esse canal de chat só fica aberto durante 24 horas, impedindo que o utilizador masculino assedie a sua correspondente após uma ‘tampa’.

A app foi desenvolvida por uma das criadoras do Tinder, Whitney Wolfe, que se afastou da empresa responsável por aquela aplicação após ter sido alvo de discriminação e assédio por parte de colegas – incluindo, supostamente, o director de marketing Justin Mateen.

Conseguirá esta aplicação replicar o sucesso do Tinder? É provável que sim. Resta saber como vai reagir o rival. Tendo em conta as semelhanças entre os dois produtos, há quem diga que a empresa pode levar a responsável pelo Bumble ao tribunal.