Tribunal liberta incendiário reincidente

O tribunal mandou em liberdade um incendiário confesso apanhado em flagrante delito a atear um fogo, em Vinhais, no distrito de Bragança, e já condenado pelo mesmo crime, informou hoje a GNR.

Tribunal liberta incendiário reincidente

O indivíduo de 38 anos foi detido em flagrante delito a 02 de Abril por uma patrulha do posto da GNR de Vinhais. É suspeito de mais dois incêndios florestais na mesma zona e, num curto espaço de tempo, já foi condenado a quatro anos de prisão, com pena suspensa, pelo crime de incêndio florestal, segundo a Guarda.

Presente a tribunal durante o fim de semana, o suspeito foi mandado em liberdade com a obrigação de apresentações diárias no posto da GNR de Vinhais e a proibição de posse de qualquer objecto que sirva para ignição, revelou hoje a GNR.

O homem desempregado e residente na vila de Vinhais foi apanhado por uma patrulha que o seguiu quando se deslocava para uma zona de mato através de um caminho agrícola.

O facto, segundo a fonte, "provocou a desconfiança da patrulha em virtude de o suspeito não morar nessa zona, sobre ele recaírem suspeitas de ter ateado vários incêndios, segundo informações recolhidas entre vários populares, e ter sido julgado por crime desta natureza".

Pouco tempo depois, a patrulha "deparou-se com uma zona de mato composto por silvas e giestas a arder e o suspeito a tentar acender mais pontos de ignição com um isqueiro, estando à volta pedaços de papel queimados, presumivelmente usados para iniciar o incêndio florestal".

"Perto do local encontrava-se uma casa de habitação que caso o fogo ateado não fosse imediatamente combatido em tempo útil poderia ter ficado ameaçada, pelo facto de se encontrar a cerca de 10 metros de uma zona de mato que se pressupõe que poderia ter sido atingida pelo fogo caso este não fosse extinto", indicou a GNR, em comunicado.

Segundo a fonte, depois de ter sido conduzido ao posto de Vinhais, o suspeito "confessou ter tido a intenção de provocar um incêndio, que já não era a primeira vez e que futuramente tenciona provocar mais incêndios".

A detenção ocorreu pelas 19:40 e durante a tarde do mesmo dia tinha deflagrado um outro incêndio próximo da residência do suspeito, que foi controlado por populares, que momentos antes do seu início tinham avistado o suspeito no local.

A GNR informou ainda que um proprietário de um terreno florestal se deslocou ao posto de Vinhais alegando que a sua propriedade "sofreu um incêndio florestal, supostamente provocado pelo suspeito detido, segundo informações transmitidas pelos Bombeiros Voluntários de Vinhais".

Lusa/SOL