Salman Rushdie ‘apanhado’ a dar más notas a escritores premiados

O escritor britânico Salman Rushdie, vencedor do Booker Prize em 1981, partilhou acidentalmente as suas preferências literárias através do site GoodReads, pensando que se tratava de um fórum privado, explica o site britânico Independent.

Rushdie, que venceu o Booker Prize com o livro ‘Os Filhos da Meia-Noite’ e a quem foi lançada uma fatwa após a publicação dos ‘Versículos Satânicos’, deu apenas uma estrela ao livro ‘Lucky Jim’, um dos mais conhecidos de Kingsley Amis, e três estrelas a ‘Mataram a Cotovia’, obra com a qual Harper Lee venceu o Pulitzer.

‘Apanhado’ por vários utilizadores que o seguiam no GoodReads, Salman Rushdie decidiu reagir às críticas, dizendo que estava a “fazer experiências no site”. 

“Às vezes sou tão trapalhão nestas redes sociais. Eu pensava que estas notas eram privadas e que serviam para dar informações ao site sobre o tipo de livros que me deviam ser recomendados ou não. Afinal são públicas. Sou um estúpido”, escreveu o autor.

“De qualquer forma, eu não gosto do trabalho de Kingsley Amis. Não tenho de me justificar ou explicar. É permitido [ter opinião]”, acrescentou.

Mais tarde, Salman Rushdie disse ao Independent que estava “apenas a brincar” naquele site e que as suas notas “não são para levar a sério”.

joana.alves@sol.pt