Governo leva empresas tecnológicas aos EUA

As candidaturas para o “inRes – Entrepreneurship In Residence”, um programa de aceleração de negócios nos Estados Unidos para empreendedores portugueses na área das tecnologias de informação e comunicação, abrem esta quarta-feira. 

Trata-se da segunda edição do inRes, que resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade de Carneggie Mellon e destina-se a equipas com um projecto de comercialização de um produto ou serviço.

Inclui uma primeira fase de preparação e formação em Portugal, seguida de dois meses de imersão num ambiente competitivo em Pittsburgh, no estado da Pensilvania.

O director nacional do Programa CMU Portugal, João Claro, disse em comunicado que "esta experiência 'in loco' permite-lhes [aos participantes] ganhar muito, quer em termos de rede de contactos, quer na aquisição de competências de gestão."

Serão realizadas três sessões de apresentação da iniciativa: a primeira na Startup Lisboa, a 09 de Abril, seguindo-se uma no UPTEC no dia seguinte e uma última, a 17 de Abril, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

João Claro diz que "o programa foi desenhado em conjunto com especialistas internacionais de topo e a pensar no desenvolvimento dos participantes, quer em termos de evolução do negócio, quer em termos da formação profissional dos empreendedores."

"Acreditamos que este é um formato único e inovador em Portugal, através do qual estamos a contribuir de forma real para o sucesso de novos produtos e serviços num mercado internacional, aumentando a sua viabilidade, sustentabilidade e competitividade do ponto de vista económico", explicou o responsável.

Na edição do ano passado, participaram as equipas AddVolt – WeTruck, Displr, Followprice, e Xhockware.

Na altura, os fundadores da Xhockware, que desenvolveram um mecanismo de recuperação de energia para camiões de refrigeração, explicaram à Lusa que esperavam da iniciativa "a visão estratégica para tornar a Xhockware numa empresa global."

Lusa/SOL