Alguém que carregue as malas

Embarcámos sem vestido de noite nem smoking. A bordo assistimos ao espectáculo dos Blue Man Group, gelámos num Ice Bar e experimentámos cremes com ouro de 24 quilates. O Norwegian Epic promete viagens épicas.

quantos heróis cabem num poema? ‘épico’ refere-se ao relato de feitos grandiosos, eternos. como a ilíada ou a odisseia, de homero, a eneida, de virgílio, ou os lusíadas, de luís vaz de camões. nesta história, refere-se a um navio de proporções gigantescas, o maior da frota de 11 navios da companhia norwegian cruise line (ncl) – 153.000 toneladas, 4.100 passageiros, 1.700 tripulantes (na guerra dos superlativos só perde para a royal caribbean). mas o norwegian epic gaba-se de ser o mais descontraído dos navios, porque aqui viaja-se em freestyle, sem horários ou dresscode.

embarcámos no porto holandês de roterdão, em ambiente de festa. a viagem inaugural de um navio é sempre um acontecimento, com largada de balões e muita gente em terra a acenar. ficamos a assistir da janela do nosso camarote, uma spasuite com varanda, que nos permite ver as movimentações da tripulação aos comandos, já que a torre sai lateralmente para que o comandante tenha total controlo do que se passa. mais tarde, havemos de conhecer o homem do leme: o sueco hakan svedung, que conta 35 anos de mar e 22 como capitão. sentimo-nos seguros.

desta vez a rota é singular e a ideia é experimentar tudo a bordo. depois, o norwegian epic vai operar entre as caraíbas (actualmente) e o mediterrâneo (de maio a outubro, altura em que fará escala em s. miguel, açores). a vantagem desta modalidade de viagens é que, seja qual for o itinerário, só no primeiro e último dia temos de carregar a mala, de resto, não vamos ter de procurar hotel, restaurante ou comprar bilhete para o próximo destino. seguimos à boleia. sem escalas, resta-nos explorar o navio.

a temperatura não está propriamente estival, por isso trocamos a piscina exterior e o parque aquático pelo spa de 2.800 metros quadrados, um dos maiores a navegar. ainda não tínhamos encontrado nenhum português a trabalhar, mas a bandeira lusa na placa com o nome de nelson de faria vaz denunciou-o. bracarense, 29 anos, é um dos 37 terapeutas do mandara spa. para ele, este é um lugar de oportunidades: «a cada semana entram 4.100 pessoas a bordo, sobretudo americanos, muitos vêm só pelos tratamentos de beleza e massagens». antes andou por outros navios da ncl, conheceu as caraíbas, boston, canadá, patagónia. faz planos de continuar ao sabor do vento e das marés. diante da vasta carta de tratamentos recomenda uma das massagens de assinatura: elemis aroma stone therapy. completamos a tarde com uma exclusiva epic 24 karat facial, que junta os melhores cremes com ouro de 24 quilates.

nos decks 11 e 12 descobrimos uma das maiores inovações em navios de cruzeiro: dois pisos com 128 estúdios reservados a passageiros que viajam sozinhos, «para evitar o embaraço das cenas românticas quando se acabou uma relação ou ainda não se encontrou a cara metade», justificam os respondáveis. a ideia não é promover encontros, mas corresponder a uma necessidade de um mercado que encontra nos altos quadros das empresas e no número crescente de viajantes solitários o público alvo.

na popa está outra ‘ilha’ de acesso restrito: o complexo courtyard villas, um condomínio de luxo, com 60 suites, piscina, ginásio e restaurante privado à medida de ricos e famosos que querem estar longe dos olhares curiosos.

«é difícil explicar o que faço. a minha mãe já viu o espectáculo várias vezes e ainda não entende», revela um dos elementos do blue man group, num dos raros momentos em que se apresenta sem vestígio de tinta azul na cara. depois de actuar em nova iorque, tóquio e las vegas embarca numa temporada a bordo, de quatro espectáculos por semana, duas vezes por noite, durante três anos. as caras não serão sempre as mesmas, a companhia quer que os três homens rodem com outros também azuis espalhados pelo mundo sem que se note diferença. como quase tudo no epic, o espectáculo tem entrada grátis. nessa noite, uma das caras no palco era-nos mais familiar….

é quase um lugar-comum o tanto que há para fazer a bordo de um cruzeiro, mas neste caso, aos 20 bares e 20 restaurantes, espectáculos de música ao vivo, festas na discoteca animadas com dj de miami e são francisco e aos jogos de mesa e máquinas no casino, há circo por cima das nossas cabeças enquanto jantamos num restaurante que recria uma tenda gigante, pistas de bowling, sessões de stand up commedy e até um concorrido ice bar – com capacidade para 25 pessoas de cada vez -, para refrear a temperatura a bordo, que aqui desce aos oito graus negativos. nem uma semana em mar alto daria para experimentarmos tudo. e olhe que tentámos!

sandra.nobre@sol.pt

informações

melair – clube de cruzeiros

tel. 210 329 444

geral@clubecruzeiros.pt

www.ncl.eu