Fundo vai dar 50 mil euros para projectos de ciganos

O Alto Comissariado para as Migrações vai apoiar financeiramente dez projectos através do Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), anunciou hoje o organismo, quando se assinala o Dia Internacional do Cigano.

Em comunicado, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) adianta que recebeu 53 candidaturas aos 50 mil euros disponíveis do Fundo de Apoio à ENICC (FAPE), provenientes de todo o território nacional, de entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, incluindo também algumas associações ciganas.

Da apreciação feita às várias candidaturas, o ACM elegeu dez projectos "de cariz experimental e inovador, cuja proposta de decisão será a de apoiar financeiramente".

O Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas tem por objectivo apoiar financeiramente prometes inovadores que promovam a integração destas comunidades.

Segundo o que está definido no regulamento, o FAPE vai apoiar projectos de "cariz experimental e inovador", com duração até nove meses e que concretizem as metas definidas na ENICC.

A dotação financeira do FAPE é de 50 mil euros para 2015, estando previsto que cada projecto receba até cinco mil euros, valor esse que será, no máximo, 95% do custo total.

Os projectos seleccionados terão a duração máxima de nove meses e deverão decorrer de 1 de Abril a 31 de Dezembro.

Lusa/SOL