‘Cidade Criativa’ do Grupo Espírito Santo à venda no Brasil

O Tribunal do Luxemburgo colocou à venda novos activos do antigo grupo da família Espírito Santo.

A participação na ‘Cidade Criativa’ Pedra Branca em Florianópolis, um dos 18 projectos do mundo certificados por Bill Clinton como “cidade positiva para o clima” é um desses activos.

A Rio Forte detém, através da subsidiária do Brasil (Rioforte Investments Holding Brasil), uma participação de 66% na Property Brasil, anteriormente designada Espírito Santo Property Brasil.

Esta semana os administradores judiciais da Rioforte, holding da área não financeira do GES que se encontra em insolvência no Luxemburgo, colocaram essa posição de dois terços do capital da Property Brasil à venda. 

A Property Brasil actua no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, directamente e através de sociedades com parceiros locais. 

“Além da venda de seus activos imobiliários, como parte normal da sua actividade, foi lançado um processo formal para atrair potenciais interessados na aquisição de acções detidas pela Rioforte Brasil na Property Brasil”, lê-se no site oficial das insolvências do GES no Luxemburgo.

O processo de venda será conduzido por um entidade independente, a RK Partners. 

Além de 66% da Property Brasil, “também podem ser adquiridos activos com a Logbras, Clareira, Pedra Branca e Guarujá”.

Por exemplo, a Logbras é uma empresa de desenvolvimento de parques logísticos, centros de distribuição e empreendimentos de armazenagem.

‘Cidade Criativa’ Pedra Branca

Um dos grande destaques da página oficial da Property Brasil recai na ‘Cidade Criativa’ Pedra Branca. Veja aqui.
A Property Brasil explica, no seu relatório e contas de 2013, que a empresa actua em Santa Catarina, através da Pedra Branca SA, onde participou da realização de um grande núcleo urbano na Grande Florianópolis, eleito pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton como um dos 18 projectos fundadores do Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima, em 2009.

“São novos núcleos urbanos, onde as pessoas vão viver e não apenas morar. Vão estudar, trabalhar, divertir-se e, claro, também morar. Tudo num só lugar. Esse novo conceito já é uma realidade em Santa Catarina, onde a Property Brasil participa na realização de um grande núcleo urbano na Grande Florianópolis, por meio de uma parceria com a Pedra Branca SA”, descreve a Property Brasil.

A ‘Cidade Criativa’ é um dos muitos exemplos que resultam da parceria, com mais de 20 anos, entre a família Espírito Santo e a OA Empreendimentos Imobiliários, sociedade do empresário brasileiro Oscar Americano. 

Os dois grupos assinaram, por exemplo, empreendimentos como o Espírito Santo Plaza, em Miami, e o Quinta do Patino em Portugal, entre outros.

Em São Paulo, por exemplo, o Espírito Santo Property foi responsável pelo desenvolvimento do Place des Vosges e Praça Villa Lobos; edifícios comerciais na Berrini e Marginal do Pinheiros e o Shopping Villa Lobos, além da Quinta da Baroneza.

sandra.a.simoes@sol.pt