‘Geração à Rasca’ elogia discurso de Cavaco

Uma das organizadoras da manifestação de protesto do movimento Geração à Rasca, marcada para o próximo sábado, admitiu hoje à Lusa que o discurso de tomada de posse do Presidente da República foi recebido com muito agrado.

«como é óbvio foi um apelo que recebemos com muito agrado, tendo em conta a manifestação daqui a dois dias», disse paula gil.

o presidente da república defendeu na quarta-feira, durante o discurso de tomada de posse do seu segundo mandato, um «sobressalto cívico que faça despertar os portugueses para a necessidade de uma sociedade civil forte».

«façam ouvir a vossa voz. este é o vosso tempo. mostrem a todos que é possível viver num país mais justo e mais desenvolvido, com uma cultura cívica e política mais sadia, mais limpa, mais digna. mostrem às outras gerações que não se acomodam nem se resignam. sonhem mais alto», apelou cavaco silva.

«o discurso do senhor presidente da república vem apenas no seguimento daquilo que tem sido a sua política desde o primeiro mandato, é um apelo à participação dos jovens e de todos os cidadãos portugueses na política nacional de forma a transformar a nossa democracia numa democracia muito mais participativa», afirmou a organizadora do movimento.

a posição defendida por cavaco silva pode significar «um aumento da voz» do movimento ‘geração à rasca’, que paula gil considera «sempre positiva para a concertação social, para o reforço dos movimentos cívicos existentes e para o aumento de movimentos cívicos».

o protesto convocado para sábado em várias cidades do país através da rede social facebook já conta, segundo a organizadora, com 45 mil pessoas prontas a participar.

lusa/sol