Estrela ‘canibal’ engole vizinha

A NASA identificou uma estrela que terá engolido uma vizinha sua. Os cientistas acreditam que a estrela vermelha gigante de um milhar de milhão de anos, chamada BP Piscium, engoliu uma jovem estrela cujos restos mortais são ainda visíveis

bp piscium é uma versão mais evoluída e antiga do nosso sol, que se localiza a mil anos-luz na constelação de peixes.

os cientistas começaram a estudá-la 15 anos atrás e ficaram fascinados com a sua aparência sui generis. à sua volta orbita um disco de matéria, que normalmente só orbita à volta de planetas. é esse anel de poeira que os cientistas acreditam ser os restos de uma estrela mais jovem que a gigante terá devorado.

o professor joel kastner do rocester institute of technology de nova iorque acredita que os cientistas descobriram um caso raro de «canibalismo estelar». os cientistas pensam que a estrela terá comido a sua vizinha quando se começou a expandir para a fase de gigante vermelha – um estádio muito avançado da evolução estelar.

david rodriguez da universidade da califórnia em los angeles afirma que o caso da bp piscium demonstra que «estrelas como o nosso sol podem viver tranquilamente durante biliões de anos, mas que quando ‘envelhecem’ e se tornam gigantes vermelhas incorporam as órbitas dos outros planetas ou estrelas que estão à sua volta».

os cientistas acreditam que o mesmo pode acontecer ao planeta terra.

sol