Murteira Nabo assume liderança da SaeR

O actual presidente do conselho de administração da Galp Energia, Francisco Murteira Nabo, vai ser o sucessor de Ernâni Lopes na liderança da SaeR, apurou o SOL.

o ex-bastonário da ordem dos economistas vai entrar como sócio-gerente da consultora especializada em geopolítica, estratégia e competitividade, que é também a dona da cpr – consultora portuguesa de rating.

murteira nabo, além da coordenação das áreas de estudos, estratégia e notação financeira, fica com a responsabilidade directa do pelouro do desenvolvimento de negócios. «o meu objectivo é dar continuidade ao grande trabalho que o prof.ernâni lopes desenvolveu ao longo de mais de 20 anos», justifica o responsável ao sol.

francisco murteira nabo, que terminou o seu segundo mandato como presidente do ca da galp energia em dezembro, já comunicou ao accionista estado (por via da caixa geral de depósitos) que não está disponível para continuar no cargo, estando em funções até à próxima assembleia-geral electiva da petrolífera portuguesa – ainda sem data marcada.

o também ex-presidente da portugal telecom (pt) admite, porém, que tenha de vir a abandonar a presidência da galp antes disso, se for levantada pelo regulador do mercado uma questão de incompatibilidade devido à cpr – que faz o rating da petrolífera.

a área do rating é, exactamente, uma das grandes apostas futuras da saer. recentemente, a cpr conseguiu registar-se, junto da comissão do mercado de valores mobiliários (cmvm), para atribuir notações sobre a dívida soberana de qualquer país membro da união europeia, ao abrigo das novas regras comunitárias.

«a internacionalização da saer, nomeadamente, para os países lusófonos é outro dos projectos que gostaria de desenvolver», revela murteira nabo, 72 anos.

poças esteves, que assumiu os destinos da saer quando ernânia lopes faleceu, no início de dezembro de 2010, vítima de doença prolongada, vai manter-se na sociedade, com a responsabilidade da área estratégica e de estudos.

tania.ferreira@sol.pt