Soldado luso-americano morto no Afeganistão

Jorge Oliveira, sargento luso-americano residente em Newark, Nova Jérsia, faleceu quarta-feira no Afeganistão na sequência de um ataque à coluna do Exército norte-americano onde seguia.

fonte da família disse à agência lusa que o soldado, de 33 anos, estava no afeganistão desde março, integrado no 2.º batalhão, 113.º regimento de infantaria, brigada de combate de riversdale, nova jérsia, e deveria terminar a sua comissão antes do final deste ano.

natural de samel, concelho de anadia, jorge oliveira vivia desde os sete anos em newark, nova jérsia, com os pais, manuel e armanda oliveira, e dois irmãos.

o funeral deve ter lugar na segunda-feira, mas fonte da família adiantou que está ainda a ser decidido se o corpo segue para a sua terra natal ou se fica num cemitério local.

a morte foi também anunciada esta tarde pelo departamento de defesa, que adianta que o ataque fatal se deu na província de paktika.

oliveira morreu «de ferimentos sofridos quando forças rebeldes atacaram a sua unidade com um engenho explosivo improvisado», refere um comunicado divulgado pelo ministério da defesa norte-americano.

oliveira alistou-se como voluntário nas forças armadas americanas e, após cumprir o primeiro contrato, entrou para a força policial do xerife do condado de essex, comandada também por um luso-americano, armando fontoura.

oliveira era detective do xerifado de essex e muito conhecido entre a comunidade portuguesa local.

lusa/sol